segunda-feira, 7 de abril de 2008

Exposição Rocha Pinto - A Sensação e a Razão

INAUGURA DIA 17 DE ABRIL 18h30

ATÉ 22 DE MAIO

GALERIA CEUTARTE

AVENIDA DE CEUTA – NR 7 LOJA 1

De terça a sábado, das 14H30 às 18H30

Telefone: 917245146


Rocha Pinto nasceu em Lisboa em 1951.

Estudou no Iade, na Esbal e na St. Martin’s School of Art em Londres.

Foi quatro vezes Bolseiro da Fundação Gulbenkian.

Realiza exposições individuais desde 1981 e está representado em Portugal, França, Espanha, Moçambique e EUA. Obteve os prémios: Festival de Cagnes-sur-Mer, Lagos 84, Bienal de Arte Postal em Portimão e Prémio Malhoa da SNBA.


Inspirando-se em situações do quotidiano, em temas actuais, história seleccionados a partir da sua experiência pessoal ou da nossa colectiva, Rocha Pinto procede a sucessivas operações de síntese e compressão, transformando o mote que o inspirou em mera sugestão narrativa da realidade, numa suspensão do espaço e do tempo físico habitado pelo acontecimento criativo – procurando assim situar o ofício do pintor ‘neste agora eterno sempre novo’ de que nos falava Mestre Eckhart.

É neste território sem fronteiras que se produz o labor plástico do artista. Esta alquimia processual resgata poeticamente a realidade, conferindo-lhe uma dimensão fundante, onde a pintura actua enquanto cerimonial oficiante. Os aspectos narrativos apenas sugeridos em algumas obras de Rocha Pinto são assim suplantados pela sua forte dimensão poética, que associa uma composição gestual, pulsional mesmo, ritmada – por vezes até serial – a um cromatismo exuberante e rico. A gestualidade activa, desdobrando-se em diagonais, introduz elementos de ruptura, de liberdade, na geometria ortogonal rígida da tela. José Sousa Machado